Postagens populares

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Geografia Parte 1

Oi galera o assunto de geografia e muito grande e foi dividido em partes esta é a primeira.


Profª MARINEIDE



CAPITALISMO E SOCIALISMO: da guerra fria à nova ordem

I - A velha ordem mundial
Após a Segunda Guerra Mundial e a Conferência de Potsdam, realizada em julho de 1945, momento da partilha do território alemão entre as potências vencedoras (França, Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética) a Guerra Fria passa a ser evidenciada. Ainda foi dividida a capital entre estes países sendo ocupada a oeste pelos capitalistas e a leste pelos socialistas.
O cenário político mundial no pós-guerra ficou marcado pela bipolaridade existente entre as potências vencedoras da II Guerra: EUA - liderando os países capitalistas e a URSS liderando os países socialistas. 
O antagonismo ficará evidente com a organização em 1947 com a Doutrina Truman que expressava a necessidade de conter os avanços socialistas. Para tanto, elaboraram e financiavam planos de reconstrução utilizando-se dos recursos econômicos através do Plano Marshall na Europa e do Plano Colombo no Japão. Por outro lado a URSS organizou também seu plano de ajuda econômica através do COMECON.
Ainda no período da Guerra Fria foram criadas organizações militares: a OTAN e o Pacto de Varsóvia.

II- Capitalismo, economia de mercado
Objetiva a geração do lucro obtido através da produção de mercadorias; baseia-se na propriedade privada dos bens.
- a evolução do capitalismo –XIII a terra deixa de ser o fundamento da riqueza.
XV- Grandes Navegações – capitalismo comercial o capital está fundamentado na circulação e distribuição de mercadorias realizadas entre as metrópoles e as colônias.
XVIII_ consolidação do sistema capitalista com a Revolução Industrial surgimento de máquinas utilizadas nas indústrias têxteis.
XX- Desenvolvimento do capitalismo: conglomerados econômicos.
-o capitalismo liberal – XVIII e XIX- pequenas e numerosas empresas competiam entre si, baseando-se na Lei da Oferta e da Procura (Adam Smith).
-o capitalismo monopolista – primeira metade do século XX - caracteriza-se pela concentração de capitais e pela formação de grandes monopólios e oligopólios, proporcionando um enfraquecimento da livre concorrência. Com a expansão dos monopólios e a sua aproximação do Estado usufruem de vantagens a exemplo da redução de impostos e de políticas objetivando a ampliação dos mercadores consumidores.  Com o aumento da produção não acompanhada pelo mercado consumidor ocorrerá crises econômicas a exemplo da Crise de 1929. Após esta crise a concentração de capitais ampliará em virtude da aquisição de empresas formando grandes monopólios e oligopólios. Para contornar a crise o estado passa a interferir de forma direta na economia sendo assim denominado capitalismo de Estado no período de 1930 a 1970. as políticas públicas implementadas pelo Estado será estruturada recebendo a denominação de Estado do Bem-Estar Social (Welfare State), assumindo o papel de mediador entre o capital e o trabalho. Além de desenvolver um sistema assistencial nos campos da educação, saúde, habitação, previdência social.
- o neoliberalismo – a partir de 1970 surge a política neoliberal que defende o afastamento do Estado para que ocorra a livre concorrência. Com o crescimento desta política em países desenvolvidos a partir da década de 1980 observa-se a adoção da mesma nos países periféricos ocorrendo o afastamento do Estado na vida econômica e social objetivando diminuir dividas facilitando o livre deslocamento do capital, privatização de empresas, estradas e a redução do poder dos sindicatos e, por conseguinte da classe trabalhadora.

III – Diferenças no nível de desenvolvimento GEOGRAFIA PSS3

- Países desenvolvidos – Países centrais – economia plenamente desenvolvida, diferenças sociais reduzidas e disponibilidade de bens e serviços sociais para a sua população, população urbana, elevada expectativa de vida, índice de analfabetos e de mortalidade infantil reduzidos. Alta produtividade do setor primário e baixa ocupação, os setores secundários e terciários investem na ciência e na tecnologia denominados de tecnologia de ponta: robótica, telemática, satélites artificiais, microeletrônica, biotecnologia. Enfrentam problemas como o desemprego crescente e a poluição do meio ambiente.
- Países subdesenvolvidos ou periféricos – são economias menos desenvolvidas abrangendo em geral três quartos da população planetária. Apresentam-se como uma herança colonial, o setor primário absorve um grande número de trabalhadores, nem sempre apresenta elevada produtividade, tendo sua produção direcionada ao mercado externo constituindo como fornecedores de matéria-prima. Elevado endividamento externo, facilitam a entrada do capital externo através da instalação de conglomerados transnacionais que aproveitam da mão-de-obra e dos incentivos fiscais oferecidos pelo Estado, assim como


a flexibilidade das Leis direcionadas a preservação do meio ambiente e o não controle da remessa de lucros. Apresentam graves problemas sociais como as altas taxas de analfabetismo e de mortalidade infantil, déficit habitacional, desemprego crescente e predomínio da população rural e o crescimento da população urbana não acompanhada pela oferta de trabalho ocasionando a hipertrofia do setor terciário. Em 1952 o francês Alfred Sauvy os denominou de terceiro mundo em comparação com os países pobres e o terceiro estado francês. Porém, apresentam diferenças existindo grupos distintos a exemplo dos países subdesenvolvidos industrializados : Argentina, Brasil, México, África do Sul, Índia, Malásia, Coréia do Sul e Taiwan e nos últimos anos destacam-se o Chile, a Indonésia, Tailândia, Turquia e Filipinas.  

IV- Socialismo – economia planificada – objetiva o bem estar social, a eliminação das desigualdades sociais. A partir do século XVIII surgiram pensadores que propuseram projetos socialistas reagindo aos problemas sociais causados pela Revolução Industrial estes foram denominados de Utópicos em virtude dos objetivos propostos não apresentarem clareza. No século XIX intelectuais socialistas defendem que o capitalismo provoca o aprofundamento das desigualdades sociais uma vez que os meios de produção são privados e o desenvolvimento deste sistema provoca o surgimento de crises econômicas. Karl Marx e Friedrich Engels elaboram o Socialismo Científico objetivando a diminuição das desigualdades sociais e a implantação da propriedade coletiva dos meios de produção.
A Rússia adota este regime após uma revolução em 1917 e transforma-se em URSS em 1922 com a anexação de várias Repúblicas vizinhas. Mongólia em 1924, China e Coréia do Norte na década de 1940 e Cuba em 1959. Em 1975 estende-se no continente africano nos países Angola e Moçambique e no continente asiático mais precisamente no sudeste.
 A economia planificada alicerce do socialismo consiste na organização de um plano que determina o funcionamento da economia. Os meios de produção são públicos ou estatais e as decisões da economia são centralizadas. Porém, a excessiva centralização das decisões desestimulou a criação e inovação tecnológica. Ainda contribuíram para o fracasso do sistema socialista o excesso de burocracia e a prioridade dos setores militares impediu o avanço econômico destes países nos outros setores econômicos resultando em um baixo nível de crescimento.
Ao final da década de 1980 a profunda crise econômica e política atinge a URSS e os países socialistas. A partir da década de 1990 as nações planificadas vêm procurando limitar a planificação da economia ou substitui-la por mecanismos de mercado.
 
V- Mundo Pós-Guerra Fria
A nova ordem mundial surge com a fragmentação do sistema Socialista e as mudanças no mundo capitalista com o avanço do desenvolvimento tecnológico tornando o espaço mais artificializado sobretudo nos países centrais e algumas áreas periféricas. A internacionalização do capital produtivo avança nos países periféricos em busca de mão-de-obra disponível com baixos salários, incentivos fiscais e a remessa total dos lucros.
- Globalização
Novo ciclo de expansão capitalista.“O mercado global cria a ilusão de que tudo tende a assemelhar-se e harmonizar-se”. Otávio Ianni. 2001

A partir da década de 1980 a riqueza produzida pelas grandes corporações internacionais absorve os maiores lucros. Ao mesmo tempo há um esgotamento do Estado do bem-estar social nos países desenvolvidos proporcionando o avanço do neoliberalismo. Com o fim do socialismo o capitalismo avança internacionaliza avançando por todas as partes do mundo. As empresas investem na revolução técnica-científica implicando na informatização e automação das atividades provocando o crescimento do desemprego consistindo no seu maior dilema. Além do setor econômico atinge os setores: cultural, ciência e política. Entretanto, a globalização não atinge todos os espaços na mesma intensidade, há uma escolha por parte das empresas onde, como e por que investir.
As empresas globais/Fábrica globalTerritorialização/desterritorialização/reterri-torialização e nova divisão transnacional do trabalho/ desaparecimento das fronteiras.
Movimentação do capital especulativo
Desemprego global - conjuntural e estrutural-a terceirização (indústria sem fábrica).
A globalização das idéias – meios de comunicação(marketing)→cultura(lazer,vestuário, alimentação).
A globalização do crime-expansão das atividades criminosas.
Globalização regionalizada-formação de blocos regionais.
Os agentes da globalização constituídas pelas grandes corporações internacionais interessa a eliminação das fronteiras nacionais ou a remoção dos entraves à circulação do capital. Para defender a nacionalidade os países geralmente buscam proteger-se a fim de participar da economia mundial. Para tanto, organizam blocos ou alianças com outros países. Os blocos reúnem um conjunto de países vizinhos ou próximos para fortalecerem-se objetivando o enfrentamento de forma isolada da concorrência internacional. Ao mesmo tempo, estimulam as o crescimento das relações comerciais internamente. Na atualidade 85% do comércio internacional é realizado através da alianças econômicas existentes entre os países.
Etapas da integração econômica
1ª Zona de Livre Comércio – as mercadorias dos países membros podem circular livremente. Neste caso as tarifas alfandegárias são progressivamente reduzidas e posteriormente eliminadas.
Ex: Asean, Nafta.
2ª União Aduaneira – além do livre comércio, ocorre entre os países membros a negociação de tarifas alfandegárias comuns a ser utilizada para com o comércio com outros países.
3ª Mercado Comum – consiste na efetiva integração econômica através das fases anteriores e acrescenta a livre circulação de pessoas, serviços e capitais.
4ª União Monetária – com o mercado comum em funcionamento, esta fase consistirá na coordenação das políticas econômicas dos países membros e na criação de um banco central para emitir a moeda utilizada por todos.
5ª União Política – envolve todas as demais etapas e consiste na unificação das políticas de relações internacionais, defesa, segurança externa.             
Regionalização uma face da globalização
MUNDO BIPOLAR
MUNDO MULTIPOLAR
As estruturas de poder global: BIRD, FMI, OMC.
Américas
Canadá
População absoluta - 33milhões de habitantes; Densidade demográfica - 3,5 hab/km não povoado; 75% da população concentrada Sul do país-região dos Grandes Lagos e do vale do rio São Lourenço. Principais cidades: Toronto e Montreal.
Vazios demográficos - norte canadensense.
País extremamente rico em recursos naturais: minerais, energéticos, florestais.
Ampla integração econômica com os EUA. Recursos minerais: níquel, ferro, ouro, prata, cobre, bauxita, zinco-Planalto do Labrador.
Recursos energéticos – urânio=termonucleares, carvão mineral, petróleo, energia hidráulica 70%
Recursos florestais - florestas boreal, fabricação de papel e celulose, 75% direcionadas aos EUA.
Apresenta as seguintes regiões econômicas:
Região sudeste – concentração de riqueza, área mais industrializada do Canadá, formada por duas províncias: Quebec/Francês e Ontário/Inglês.
Atividade industrial concentrada no vale do Rio São Lourenço e Grandes Lagos. Sua expansão está relacionada a grande variedade de recursos florestais, energéticos e minerais. Os setores industriais apresentam projeção internacional com a produção metalúrgica, papel e celulose.
Regiões das pradarias - formada por três provincias: Manitoba, Alberta, Saskatchewan, predomínio da atividade agrícola destacando-se o cultivo do trigo, exploração de petróleo província de Alberta=refinarias e petroquímicas.
Região com forte ligação com os EUA
Condições naturais favoráveis- pradarias solos de fertilidade, clima ameno e topografia suave.
Região da Costa Oeste - formada pela província Columbia Britânica.
Destaques econômicos - atividade industrial (metalurgia e papel e celulose)
Vancouver- 3ª maior cidade do Canadá, porto mais importante junto ao Pacifico.
Região Grande Norte -Territórios de Yokon- Nordeste.
Atividades relacionadas com o extrativismo animal-pesca de bacalhau e arenque, mineração e extração de madeiras.
Região das Províncias Atlântico-Nova Scotia, Terra Nova, Ilha Principe Eduardo, New Brusnwick. Atividades econômicos importantes – pesca, mineração extrativismo vegetal. 
Estados Unidos
Área: 9372.614 km²- 3º no globo e 2º no continente americano.
Fatores impulsionadores da economia norte-americana: colonização de povoamento, diversidade de recursos naturais e energéticos.
Principais cidades:
Megalópoles:
NE: BOSWASH -Nova York, Boston, Washington;
Sudoeste: SAN-SAN- San Diego e San Francisco.
Sul dos grandes lagos: CHIPITS – Chicago - Pitisburgo.
Nordeste
Relevo: predomínio de terras baixas, com os montes Apalaches a leste.
Clima temperado e a vegetação floresta temperada.
Área de maior concentração urbana e industrial do globo, destacando a megalópole na qual se concentra 50% da população absoluta dos Estados Unidos. Destaca-se na exploração dos recursos minerais como o carvão nos Apalaches e o ferro nos Grandes Lagos. Setor industrial: siderúrgico, metalúrgico, indústria química, mecânica e eletrônica. Agricultura destaca-se na policultura e na criação de gado intensiva (Dairy Belt= cinturão de laticínios). O escoamento da produção é realizada através do Rio São Lourenço e dos Grandes Lagos.
As áreas industriais da região nordeste. As indústrias do nordeste e as dos grandes lagos formam o cinturão industrial Manufacturing Belt = 40% da produção.
Sul
Predomínio de planícies; clima subtropical com floresta subtropical.
Predomínio da população negra e concentração dos imigrantes latinos.
Região do cinturão do algodão (Cotton belt-Virgínia ao Texas), cinturão das frutas (Fruit belt-Flórida); pecuária extensiva de bovinos no Texas e no Arkansas. Exploração de petróleo e gás natural na região do golfo do México. Setor industrial: alimentícias, têxtil, petroquímica e metalúrgica. Texas-Austin (microeletrônica)
Planície centrais - Predomínio das planícies, rede hidrográfica navegável-responsável pelo escoamento da produção Mississipi/Missouri, clima temperado continental e pradarias.
Agricultura; celeiro agrícola cinturão do trigo (Wheat Belt) na parte oeste e do cinturão do milho (Corn Belt) ao Oeste- montanhas rochosas e cadeia da costa, clima árido com as xerofitas e estepes, grande Bacia e do Rio Colorado.Vazio demográfico-Economia baseada na criação extensiva de bovinos e ovinos na exploração de minérios: cobre no Arizona, zinco e chumbo em Idaho, Montana e Colorado e urânio no Novo México
As indústrias aeroespacial junto a Salt Lake City.
Costa do Pacifico-estreita planície limitada a leste pela cadeia da costa clima e vegetação predominante mediterrâneos. A Califórnia destaca-se na agricultura irrigada. Los Angeles com produção alimentícia, informática São Francisco (Vale do Silício) e aeronaútica. Estas áreas industrializadas de desenvolvimento recente situadas ao sul e no Golfo do México são denominadas de cinturão do Sol-Sun Belt=o novo cinturão industrial.
As estruturas de poder global: BIRD, FMI, OMC
-AMÉRICA LATINA
Situada ao sul do Rio Grande colonizada pelos espanhóis e portugueses predominantemente, herdou a colonização tipo exploração, sócio-economicamente subdesenvolvida apresentando graves deficiências sociais e econômicas. De acordo com a diversidade natural, humana e econômica são identificadas três unidades: México, a América Central e a América do Sul.
 México
Aspectos naturais
Relevo: Apresenta forte instabilidade tectônica ocorrendo os freqüentes abalos sísmicos. Domínio de extenso planalto, elevações: Sierra Madre Oriental e Ocidental, no centro planalto de Anáhuac com solos de alta fertilidade de origem vulcânica. Ainda está localizada nesta área a capital a cidade do México com 2269m.
Hidrografia: rios de curta extensão e volume de água, destacando-se o rio Grande na fronteira com os Estados Unidos.
Clima/vegetação: influenciado pelo relevo. Ao norte são encontrados os desertos de Sonora e Chihuahua na fronteira com os EUA nas altitudes de até 600metros nestas áreas de clima árido e semi-árido são encontradas as xerofilas. Na península de Iucatan no golfo do México predomina o clima tropical com as suas florestas úmidas e nas áreas elevadas com altitudes superiores a 1800 metros predomina os climas frios com as suas estepes.
População e economia
Domínio da civilização astecas destacava-se pela expressão militar e a diversidades de atividades econômicas: agricultura, artesanato e comércio.
Fernão Cortez domina os astecas em 1521 e implanta a exploração utilizando mão-de-obra escrava e introduz o extrativismo mineral, perdurando até 1821 após sangrenta luta que torna o México independente. Após a independência o país passa por fortes instabilidades políticas, com a ditadura de Porfírio Diaz durante 30 anos.
A população mexicana de 95,8 milhões de habitantes predominando os mestiços. Concentram-se no planalto de Anáhuac sobretudo na cidade do México. Apresenta crescimento elevado 1,5% ao ano e 25,5%˚ao ano. Predomina população jovem, 5% com idade superior a 60 anos. A PEA está concentrada nos setores terciário (55%) e secundário (25%).
O turismo constitui uma das maiores fontes de renda tendo como atrativos o patrimônio histórico e o litoral de Acapulco e Cancun.
Agricultura: 10% do território corresponde as áreas agricultáveis; milho no planalto de Anáhuac, golfo do México plantation de café, algodão e pecuária extensiva no chaparral. 
O setor industrial desenvolveu-se no pós-guerra, apoiada em capitais estrangeiros e estatais. Predominam o capital dos Estados Unidos atraídos pelo baixo custo da mão-de-obra e a diversidade de recursos minerais e energéticos. Estas indústrias estão concentradas nos grandes centros urbanos como a Cidade do México, Guadalajara e Monterrey. Na fronteira dos Estados Unidos foram instaladas as indústrias maquiladoras que estão integradas as indústrias automobilísticas e de autopeças. As petroquímicas estão situadas no golfo do México onde concentra-se a exploração petrolífera.  Atualmente devido ao crescimento industrial e a ineficiente política de controle ambiental proporciona um dos mais altos níveis de poluição da atmosfera.
Inserção da política neoliberal com privatizações nas décadas de 1980 e 1990 agravando o desemprego.
América Central
Situada na zona intertropical, apresenta um trecho continental, com dobramentos modernos, com forte ocorrência vulcânica e no trecho insular, um sistema insular montanhoso. Em virtude do relevo acidentado destaca-se o rio San Juan na Nicarágua. Predomina o clima tropical e nas áreas elevadas o clima temperado.
Na América Central continental destacava-se pela forte expressividade cultural os povos Maias destacando-se na matemática, arquitetura e astronomia. O domínio dos europeus introduziram a exploração de minerais. Após 1838 através de um conturbado processo político formaram cinco países: Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica.  
Nas Antilhas foram dizimados os povos nativos e introduzido o plantation da cana-de-açúcar pelas potências européias Espanha, França, Holanda e Inglaterra. Após a independência os países insulares viveram grande instabilidade política e econômica, favorecendo o surgimento de ditaduras sangrentas como a de Fulgêncio batista em Cuba e a de Duvalier no Haiti(1936-1986)
A população da América Central descendente de ameríndios e espanhóis predominando os mestiços. Apresenta deficiências sociais e econômicas típicas dos países de terceiro mundo. 
Sua economia está baseada na produção agrícola de subsistência(milho, feijão e arroz) e no plantation  (café, cacau, algodão e banana).
Na América Central Insular predomina os mestiços de negros e brancos. Sua economia está baseada na agricultura plantation de cana-de-açúcar em Cuba. Mineração na Jamaica, Trindad e Tobago exportador de petróleo e Bahamas no turismo. As indústrias de produtos alimentícios destacam-se em Cuba e Porto Rico.
Nas Antilhas ou Caribe destaca –se o turismo e os paraísos fiscais como as Ilhas Cayman e Turks e Caicos dependentes da Inglaterra com centros financeiros. 
América Andina sua população é predominantemente indígena ou mestiça de indígenas exceto o Chile.
A economia apóia-se nas explorações agrícolas (plantation - café, cacau, algodão e cana-de-açúcar) e destinada ao mercado interno destacam-se os cultivos de coca, milho e batata (Bolívia, Peru e Colômbia).
Explorações minerais: petróleo: Venezuela e Equador; cobre Chile; prata no Peru; estanho Bolívia.
A pesca é uma fonte de renda no Chile e Peru.
Os países andinos apresentam graves problemas sociais e econômicos. A partir da década de 1980 a crise econômica é agravada pela elevada dívida externa, o crescimento nas taxas de juros internacionais e o declínio dos produtos agrícolas e minerais exportados.
América Platina: predominam os brancos de origem européia na Argentina e Uruguai e o no Paraguai os mestiços de índios e brancos espanhóis. 
A economia platina está vinculada ao setor agropecuário refletindo no processo de industrialização.
Argentina: pampas-trigo, pecuária bovino e ovinos e a atividade industrial na Patagônia e Comodoro Rivadavia importante área produtora de petróleo.
Uruguai: agropecuária –bovinos e ovinos, cereais no rio da Prata. Indústria alimentícia e têxtil em Montevideo turismo em Puntal del Este.
Paraguai: algodão e soja, e o extrativismo vegetal do tanino e da madeira.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário